Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    STJ proíbe queima de palha da cana em Jaú, no interior paulista

    Publicado por Última Instância
    há 12 anos

    O STJ (Superior Tribunal de Justiça) proibiu os produtores de cana-de-açúcar da região do município de Jaú (SP) de queimar a palha da cana-de-açúcar, método usado tradicionalmente para facilitar a colheita manual. O MP-SP (Ministério Público de São Paulo) ajuizou ação civil pública com o objetivo de impedir a queima da cana, sustentando que tal prática acarreta intensos danos ao meio ambiente.

    Em 1ª instância, o pedido foi negado e o TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) manteve a sentença por entender que a queima da folhagem seca da cana-de-açúcar não é proibida. Entendeu que a Lei da Política Nacional do Meio Ambiente (Lei 6.938/81) fixou diretrizes gerais de proteção, não estabelecendo, com relação às queimadas, nenhum tipo de vedação em culturas regulares renovadas.

    Segundo o TJ-SP, a fuligem provocada pela queima da palha de cana é apenas um incômodo de efeitos estéticos. Quanto ao câncer, toda fumaça é prejudicial, mas a pior delas é a derivada dos combustíveis fósseis, diz o acórdão do Tribunal, mencionando estudos que afastariam a relação entre a fuligem da cana e processos cancerígenos. Na verdade, Pro-Álcool trouxe ao meio ambiente enormes benefícios, acrescenta o acórdão.

    O TJ-SP concluiu que a indústria sucroalcooleira, ao contrário do alegado, resolve questão econômico-social...

    Ver notícia na íntegra em Última Instância

    • Publicações24230
    • Seguidores79
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações15
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stj-proibe-queima-de-palha-da-cana-em-jau-no-interior-paulista/3048711

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)