Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TRF-1 vai julgar se taxa sobre produtos do tabaco é constitucional

    Publicado por Última Instância
    há 11 anos

    A 8.ª Turma do TRF-1 (Tribunal Regional da 1.ª Região) analisou ser inconstitucional a taxa de R$ 100 mil cobrada anualmente, pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), de produtoras e distribuidoras de produtos derivados do tabaco. Caberá, no entanto, à Corte Especial do Tribunal decidir sobre a matéria, devido à incompetência da turma para determinar inconstitucionalidade de textos legais. O julgamento foi realizado nesta sexta-feira (15/3),

    A apelação foi apresentada pelas empresas Souza Cruz S/A e Philip Morris Brasil Indústria e Comércio LTDA, que contestaram decisão de primeira instância, proferida pelo juízo da 13.ª Vara Federal do Distrito Federal.

    A taxa da Anvisa foi instituída pelo item 9.1 do Anexo II da Lei 9782/99 e é cobrada pelo registro, revalidação ou renovação de registro de fumígenos, com exceção dos produtos destinados exclusivamente à exportação. No ano em que a norma foi sancionada, em 1999, as empresas recorreram à Justiça Federal e conseguiram autorização para efetuar os depósitos judicialmente.

    No recurso apresentado à 8.ª Turma, a Souza Cruz e a Philip Morris contestaram a...

    Ver notícia na íntegra em Última Instância

    • Publicações24230
    • Seguidores79
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações23
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/trf-1-vai-julgar-se-taxa-sobre-produtos-do-tabaco-e-constitucional/100397374

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)