Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    A partir de 2009, passam a valer as novas regras para a língua portuguesa

    Publicado por Última Instância
    há 15 anos

    Todos os países que falam o português passam a adotar desta quinta-feira (1º/1) as mesmas normas de escrita. Com a ortografia unificada, mais de 280 milhões de pessoas em todo o mundo podem se comunicar sem o receio de ser incompreendidas. No Brasil, o alfabeto oficial volta a conter as letras k, w e y.

    Além da volta das três letras excluídas do alfabeto em 1971, quando foi referendado um sistema ortográfico simplificado, estabelecido pela Academia Brasileira de Letras em 1943, o trema deixa de ser usado definitivamente, assim como o chamado acento diferencial -o que faz com que a palavra "pelo" possa ser tanto "por meio de" quanto uma flexão do verbo pelar (eu "pelo" o cachorro) e o substantivo usado para denominar o que recobre o braço humano (os pelos). O hífen e os acentos agudos e circunflexos também deixam de ser usados em algumas situações.

    Transição

    Conforme dispõe o Decreto 6.583/08 que institui a unificação ortográfica, até 2012, o país vai viver um período de transição, em que serão aceitas as duas formas. O governo ainda deve demorar um pouco para adotar a nova forma de escrita. Só neste mês a Casa Civil começará a atualizar o capítulo sobre ortografia do seu manual de redação. Na prática, isso quer dizer que os textos oficiais -como aqueles publicados no Diário Oficial da União- só passam a ado...

    Ver notícia na íntegra em Última Instância

    • Publicações24230
    • Seguidores79
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações7
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/a-partir-de-2009-passam-a-valer-as-novas-regras-para-a-lingua-portuguesa/509556

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)