Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Ministério Público do MS pede indenização de R$ 171 milhões para comunidade indígena

    Publicado por Última Instância
    há 12 anos

    O MPF (Ministério Público Federal de Mato Grosso do Sul) ajuizou ação na Justiça Federal contra a União e a Funai (Fundação Nacional do Índio) pedindo indenização de R$ 170,8 milhões por danos morais e materiais sofridos pela comunidade indígena Guyraroká. O MPF quer que o valor seja revertido em políticas públicas destinadas aos indígenas, que a partir dos anos 20 do século passado, durante a colonização de Mato Grosso do Sul, começaram a ser expulsos de seu território tradicional, em Caaparó (MS).

    O Ministério Público baseou-se no conceito de lucros cessantes, previsto pelo Código Civil, que consiste naquilo que a pessoa deixou de lucrar como consequência direta do evento danoso. Foram consideradas a dispersão da comunidade, a remoção forçada para outras áreas, a violência sofrida, a demora da União em demarcar suas terras tradicionais e ainda a frustração dos direitos originários ao usufruto exclusivo de suas terras.

    A área t...

    Ver notícia na íntegra em Última Instância

    • Publicações24230
    • Seguidores79
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações6
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ministerio-publico-do-ms-pede-indenizacao-de-r-171-milhoes-para-comunidade-indigena/3155844

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)