Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

Após 25 anos, Ministério Público ainda não conseguiu se firmar

Publicado por Última Instância
há 11 anos

É preciso superar a crise que vivemos, pois o antigo MP (Ministério Público) morreu e o novo até já nasceu, mas não conseguiu se afirmar, analisa o promotor de Justiça Marcelo Pedroso Goulart, 55, um dos maiores intérpretes da nova doutrina do MP surgida após a Constituição da República de 1988, que rompeu com o conceito de fiscal da lei e adotou um perfil mais adequado às novas exigências ético-políticas. Segundo essa nova doutrina, os membros do MP têm o dever constitucional de atuarem como agentes políticos, inclusive ao lado dos movimentos sociais.

Goulart, atualmente, coordena o NPP (Núcleo de Políticas Públicas do Ministério Público de São Paulo) - criado em abril do ano passado pela Procuradoria Geral de Justiça do Estado de São Paulo -, integra o GNNP (Grupo Nacional de Membros do Ministério Público) e tem cerca de 30 anos de experiência quase todos na região de Ribeirão Preto, atuando nas áreas de meio ambiente, infância e juventude e conflitos agrários e se notabilizando por disputas contra o agronegócio. Também é membro fundador e ex-presidente do Movimento do MDP (Ministério Público Democrático) e é autor dos livros: "Ministério Público e democracia: teoria e práxis" (1998) e, em coautoria com Antonio Alberto Machado, "Ministério Público e Direito Alternativo"(1992).

Em junho, Goulart lançou outro livro, Elementos para uma teoria geral do Ministério Público", pela Arraes Editores, em que são discutidas as mudanças estruturais e culturais que, segundo ele, são necessárias à instituição."Apesar dos 25 anos que separam a morte do velho e o nascimento do novo MP, a instituição ainda funciona com uma estrutura anacrônica"afiança Goulart.

Última Instância No livro o senhor afirma que um dos principais desafios do MP contemporâneo é superar uma crise, que talvez possa ser classificada como de identidade, pois o modelo antigo morreu e um novo ainda não nasceu. Como surgiu essa crise?

Marcelo Pedroso Goulart Eu inicio o livro com a definição de crise que, segundo [Antonio] Gramsci [1891-1937, pensador de esquerda e cofundador do Partido Comunista Italiano], é quando o velho morreu e o novo não nasceu e, nesse interregno, várias patologias sociais costumam surgir. Eu me aproprio dessa definição, aplicando-a no sentido de que é preciso superar a crise que vivemos, pois o antigo Ministério Público morreu e o novo até já nasceu, mas ainda não conseguiu se afirmar. Apesar dos 25 anos que separam a morte do velho e o nascimento do novo MP, a instituição ainda funciona com uma estrutura anacrônica. Vivemos esse momento de crise, mas uma crise que também tem o seu lado positivo, pois nos leva a pensar alternativas para superá-la. É um momento de criação do novo. E hoje todas as instituições brasileiras vivem essa crise, acredito até que, comparativamente, o MP é a instituição que melhor a enfrenta e está mais próxima da...

Ver notícia na íntegra em Última Instância

  • Publicações24230
  • Seguidores79
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações8
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/apos-25-anos-ministerio-publico-ainda-nao-conseguiu-se-firmar/100623776

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)