Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

EUA contaram com apoio de mais de 50 países para prisões e extradições ilegais, diz ONG

Publicado por Última Instância
há 11 anos

Após o 11 de Setembro, os Estados Unidos conseguiram mobilizar mais de um quarto dos governos de todo o mundo para cooperarem em operações de sequestro e tortura de suspeitos de terrorismo. No total, 54 países participaram em diferentes níveis de cooperação, com o programa de detenções secretas e extradições extrajudiciais da CIA (agência central de inteligência dos EUA) e violaram direitos humanos. A conclusão é de um detalhado relatório de 213 páginas organizado pela ONG OSJI (Open Society Justice Initiative), localizada em Nova York.

Segundo o documento, intitulado Globalizing Torture: CIA Secret Detention and Extradition Rendition (Globalizando a Tortura: As Detenções Secretas e Extradições Extrajudiciais da CIA), a maioria desses países está na Europa e nenhum na América Latina. O relatório também revela a ajuda de países hostis e inimigos declarados dos EUA, como Síria e Irã, e a ausência de aliados-chave, como Israel, na lista de co-responsáveis pelas operações.

Investigação

O relatório se concentra exclusivamente em operações da CIA, sem incluir operações similares sob responsabilidade direta do Departamento de Defesa ou transferência de detentos para a prisão es...

Ver notícia na íntegra em Última Instância

  • Publicações24230
  • Seguidores79
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações23
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/eua-contaram-com-apoio-de-mais-de-50-paises-para-prisoes-e-extradicoes-ilegais-diz-ong/100329596

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)