Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Um ano depois, famílias continuam sem casa e processos ainda não foram concluídos

    Publicado por Última Instância
    há 11 anos

    Há exatamente um ano, no dia 22 de janeiro de 2012, acatando uma ordem judicial, a Polícia Militar de São Paulo iniciava a operação de reintegração de posse do terreno do Pinheirinho. Localizado na cidade de São José dos Campos, a 94 quilômetros da capital paulista, a área abrigava cerca de seis mil pessoas que ali se instalaram ao longo dos oito anos da ocupação. Um ano depois, o problema habitacional daquelas famílias estima-se pelo menos 1.800 ainda não foi resolvido.

    Não há notícias de ex-moradores do Pinheirinho que estejam em situação de rua, segundo lideranças do movimento de moradia. Depois da reintegração de posse, um pequeno número de famílias deixou a cidade para procurar parentes em outros municípios. Outros se juntaram a familiares em São José dos Campos, mas a maior parte alugou um imóvel.

    Leia também: Baleado na desocupação, ex-morador espera por providências do poder público

    Enquanto não são concluídas as negociações para construção de conjuntos habitacionais que atendam aquelas pessoas, uma solução provisória encontrada pela prefeitura, à época chefiada por Eduardo Cury (PSDB) e pelo governo estadual, foi conceder o aluguel social. Para recebê-lo, os ex-moradores do Pinheirinho precisaram provar que residiam no local por meio de correspondência ou de registro em uma das unidades de saúde daquela região. Segundo informou a Secretaria de Desenvolvimento Social do município, existem 1.719 cadastrados para receber o benefício, com valor de R$ 500 100 concedidos pela prefeitura e 400 pelo governo estadual.

    Esse número geralmente não é o suficiente para pagar o aluguel de uma casa nas proximidades do Pinheirinho, quei...

    Ver notícia na íntegra em Última Instância

    • Publicações24230
    • Seguidores79
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações10
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/um-ano-depois-familias-continuam-sem-casa-e-processos-ainda-nao-foram-concluidos/100304601

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)